~ Operacional
A Casa de Apoio Belém objetiva viabilizar uma estrutura de micro sociedade, ela oferece ao residente um ambiente favorável á execução de atividades de trabalho.
O trabalho é um dos elementos mais distintivos na modalidade de Comunidade Terapêutica. O trabalho em vez de ser diferente do tratamento é parte essencial dele. Os residentes ocupam-se de suas tarefas, buscando e assumindo responsabilidade e responsabilização pelos mesmos. Embora a Comunidade não lembre um ambiente tradicional de trabalho, o tratamento ocorre nela o tempo inteiro, não só nos grupos e atendimentos individuais, mas também nas funções de trabalho diário.
A Comunidade Terapêutica conta com o recurso dos seus residentes para gerir as suas operações diárias. São planejadas atividades vinculadas à área operacional e laboral dentro e fora das dependências de sua unidade, como por exemplo, horta, lavanderia, sala de convivência, alojamentos, despensa de alimentos, recreação, cozinha, e nas atividades externas, sempre que necessário. À medida que o residente evolui nas fases do programa também lhe será demandada ações e atribuições que requerem maior nível de responsabilidade, confiança e autonomia. Com sua evolução ele será instruído e terá os recursos para progressivamente planejar suas metas, organizar estratégias de ação e avaliar resultados.